sex, 1 de agosto de 2025

Variedades Digital | 26 e 27.07.25

Mutirão transfronteiriço mobiliza Livramento e Rivera

Foto: Gabriel Oliveira/AP

Acontece, nesta sexta-feira (1º), um importante mutirão de limpeza em uma área localizada no lado uruguaio da fronteira entre Sant’Ana do Livramento e Rivera. A ação conjunta entre as duas cidades binacionais visa transformar um espaço que se encontrava em estado de abandono, com grande acúmulo de lixo eletrônico e vegetação descontrolada.

O trabalho, realizado por equipes de serviços urbanos dos dois municípios, representa mais um avanço na sólida parceria entre a prefeita de Sant’Ana do Livramento, Ana Tarouco, e o intendente de Rivera, Richard Sander. A ação faz parte de um planejamento prévio e integra um projeto maior de urbanização da área fronteiriça.

De acordo com Júlio Motta, representante da pasta de Serviços Urbanos de Livramento, o mutirão é resultado de um trabalho que vem sendo construído há bastante tempo.

“É um trabalho que a prefeita Ana Tarouco e o intendente Richard já haviam começado há muito tempo, com planejamento e execução de obras de infraestrutura. Este trabalho necessita de continuidade e, como já havíamos conversado em outras oportunidades, fizemos um trabalho com Rivera. Em ações conjuntas, nos questionávamos se este espaço seria do lado do Uruguai ou de Livramento. Com esta soma de esforços dos dois países, conseguimos mais resultados. Já vínhamos nos programando há algumas semanas, com mapeamentos e definição de responsabilidades. Hoje, estamos aqui fazendo um mutirão em uma área que temos o planejamento de urbanizar. Sabemos que há um grande acúmulo de lixo e uma vegetação descontrolada, e a nossa ideia é limpar completamente este local”, destacou.

O esforço conjunto também foi ressaltado por Oscar Borba, servidor da Intendência de Rivera, que enfatizou a importância do trabalho colaborativo para a valorização da fronteira.

“Viemos aprendendo dia a dia, tratando de nos fortalecer e unificar. Somos uma fronteira muito peculiar, que atravessamos de uma cidade para outra muito facilmente. Por isso, hoje estamos aqui com os caminhões da Intendência Departamental da Prefeitura, com todos trabalhando juntos. E é isso que realmente queremos: embelezar a nossa fronteira, que é única no mundo. Temos que mantê-la limpa e linda, para que possamos desfrutar dela”, afirmou.

A ação reflete o espírito de cooperação entre os dois países e reforça o compromisso com a manutenção e revitalização dos espaços públicos da região binacional. A limpeza do local não apenas contribui para a melhoria da paisagem urbana, como também simboliza o cuidado coletivo com um território compartilhado — e admirado — por brasileiros e uruguaios.

Ações do TCE-RS geram economia superior a R$ 1 milhão em obra de pavimentação

  Mais de R$ 1 milhão foram economizados no processo de contratação de obra de pavimentação na ERS 142, em Não-Me-Toque, a partir dos trabalhos do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul (TCE-RS). As ações de auditoria foram feitas através dos Serviços Regionais de Auditoria de Passo Fundo (SRPF) e de Erechim (SREC). A concorrência previa a contratação

RESUMO DE SEXTA-FEIRA – 01/08/2025

Edição de Chico Bruno   Manchetes dos jornais   FOLHA DE S.PAULO – Para 57%, Trump erra ao vincular tarifaço a julgamento de Bolsonaro   O ESTADO DE S.PAULO – Planalto e Supremo se unem para contestar sanções a Moraes   Valor Econômico – Exportadores fazem propostas para pacote de ajuda; apoio de banco público pode ser menor   CORREIO